domingo, 21 de setembro de 2014

Introdução sobre o Profissional Recepcionista

 Olá tudo bem?

Ao iniciar o assunto Profissional Recepcionista, tive que estudar o comportamento dos internautas interessados nesta área. Percebi que muitos possuem várias duvidas a respeito das atribuições que um/a recepcionista exerce.
A queixa está relacionada ao fato do profissional de recepção exercer funções correlacionadas com os cargos dos auxiliares administrativos e secretárias.
Primeiro é importante entender que é da função do Profissional Recepcionista é atender ao público, representando a instituição/empresa.
Então podem surgir tais perguntas?

- Como assim, representar a instituição/empresa?

Note que o recepcionista é o anfitrião da casa, ou seja, o que está à frente, o que recebe pessoas. E é de extrema importância que o anfitrião saiba como representar bem o local da qual está expondo. Isso resume que a função principal de receber pessoas, está ligada a imagem e cabe ao recepcionista, saber ser cortês, e representar bem a empresa como um todo.

Como esta função lida diretamente com o publico, existe a necessidade de um Profissional Recepcionista ter habilidades e competências especificas, sendo elas:

- Boa comunicação.
- Boa memória.
- Habilidade em digitação.
- Paciência.
- Simpatia.

- Então por que eu além de receber pessoas, preciso fazer outras funções?
Existe um grande conflito de áreas e cargos, ou seja, muitos profissionais acabam fazendo atividades que não competem com a sua área de atuação, isto acontece principalmente pela falta de mão de obra qualificada, fazendo dos profissionais maquinas multi-tarefas.
 Posso dizer que se você estiver iniciando nesta área, precisa reconhecer o lado positivo deste acontecimento, o aprendizado e a busca de atualização profissional, para que futuramente, você possa não somente ser escolhido, mas escolher o local que quer ingressar como Recepcionista.

- O Recepcionista faz sempre as mesmas coisas em qualquer empresa que for trabalhar?

Não, por isso é importante estar sempre se atualizando, fazendo cursos, não só específicos ao atendimento ao público, mas cursos direcionados à gestão de pessoas. É possível perceber muitos profissionais de qualificações distintas, trabalhando em áreas não relacionadas à sua formação primária; Graduados em Administração de Empresa sendo Secretários, por exemplo, sendo que existe a formação especifica em Secretariado para qualificar profissionais para esta função.
É importante perceber que cada instituição/empresa necessita de profissionais que trabalhem em funções especificas cujo está relacionado a recepção, então presumo em dizer que é SIM, muito importante que exista qualificação profissional para o cargo de Recepcionista.

É muito comum acontecer que das empresas darem oportunidades para quem não tem experiência no ramo de atendimento ao cliente. Mas é importante que estas empresas ofereçam opções a estes novos profissionais se qualificarem profissionalmente, beneficiando todos, evitando custos adicionais por falta de profissionalismo. Porém, pode acontecer que não exista a estimulação por parte da empresa em treinar os funcionários, sugiro que você tome a atitude de procurar se aperfeiçoar.

Então, não espere o melhor momento para ascender na carreira, não espere que outrem sugira que precise estudar, faça de você mesmo um bom profissional, procure se atualizar, faça cursos, melhore sua capacitação, ou até mesmo recicle velhos costumes. A arte de receber bem as pessoas exige esforço, competência e paixão.




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