terça-feira, 26 de setembro de 2017

Segredo para Aprender um Idioma

Mais uma vez, eu cometi um grave erro neste blog, e mais uma vez eu venho pedir perdão aos meus leitores. Os deixei por um período longo. Eu sempre me justifico, e não seria diferente desta vez, pois prezo sempre dizer os motivos que me levaram a isso. Acho importante dizer pois, se a pessoa gosta de escrever então se presume que ela goste de ser lida, e claro, eu criei o blog Recepcionando Bem, assim como o outro blog, para ambos serem acessados e lidos.

Estive por muito tempo sem uma boa conexão de internet, e me capacitando profissionalmente, além do curso que postei em outro post aqui, fiz outro curso, de inglês, porém não conclui pois fiz uma viagem para o exterior, cujo qual tenho falado a respeito no outro blog, e agora, tenho me dedicado a outra língua, o Francês.

Quero explanar minha admiração pela língua francesa aqui. Mas devo confessar que jamais me imaginei aprendendo francês. O primeiro contato com o francês foi assistindo ao Filme Amélie Poulain, que fiz questão de comprar uma cópia tempos depois, e claro, ouvindo os clássicos,” Je t’aime moi non plus” e “Voyage, Voyage”.

Minha mãe diz que quando criança, estudava o francês, antes do sistema de ensino do Brasil aderir ao inglês como língua estrangeira nos currículos escolares. O que para mim, seria incrível. Pois eu sempre tive curiosidade em aprender uma nova língua, e o que eu sei hoje de inglês foi estudando praticamente sozinha, assim como o espanhol. E por falar no inglês, este post é para falar que eu o abandonei de vez. E não estou aqui dizendo isto para desmotivar vocês que querem aprender, mas sim, falar o motivo de ter feito isso.

Por estar fora, e vivendo num país onde não se fala o Português, eu quis aprender a língua local, mas o inglês de fato é realmente muito importante. Acontece que mesmo fazendo um curso de inglês, eu não aprendi absolutamente nada de novo! Mas tudo que eu já sabia tenho usado vivendo na Bélgica.

Estar num país completamente diferente do seu, te faz abrir para novas possibilidades, e descobrir muito sobre si mesmo. E aprendi a usar algo que acredito ser uma desvantagem para mim a meu favor, o FANATISMO.

Calma, vou explicar melhor sobre isso.

Acontece que eu quando gosto de alguma coisa, eu simplesmente me apaixono naquilo como se não existisse mais nada, e assim, passo a pesquisar sobre o assunto, pensar sobre o assunto, falar sobre o assunto, enfim. E por anos eu estudei inglês tendo inúmeras recaídas por só agora descobrir que jamais fui apaixonada no inglês, e só tinha na cabeça a ideia de que ele é importante porque todo mundo diz que ele é importante.

Ok, devo enfatizar sim que o inglês é importante; importante para os negócios, para melhorar o currículo, para viajar, para ser comissária de voo inclusive, mas se ele não for realmente importante para quem está o aprendendo, ou seja, não ter um significado pessoal importante, dificilmente ele vai ser aprendido.

Existem milhões de técnicas na internet prometendo inglês rápido em 1 ano, 3 meses, 15 dias, mas o maior segredo para aprender inglês, ou qualquer outra língua é você está realmente interessado e APAIXONADO por ela. E foi assim que eu passei a aprender o francês.

Agora a titulo de curiosidade, o Francês falado na Bélgica é um pouco mais lento que falado na França.

Outro fato interessante a ser dito aqui é que se alguém estar num país em que se fala a língua que se quer aprender, não quer dizer que será fácil de aprender a falar a língua nativa do local. Eu falo isso com convicção, pois estou vivendo aqui a menos de 1 ano e conheci pessoas que disseram viver aqui há 10 anos e não falam o idioma local! Ou seja, aprender uma língua requer muito mais de si próprio do que o local em que se vive.

Agora repito, o único segredo para se aprender qualquer coisa na vida, seja uma língua, uma profissão, ou qualquer outra coisa, é simplesmente está apaixonado por aquilo, nada mais.

Hoje eu digo que sei bem mais de francês que inglês. Só comecei a aprender francês dois meses depois de estar num país que fala esta língua e tenho uma base muito maior, e compreensão auditiva melhor que da língua inglesa, por simplesmente me apaixonar pela língua francesa e suas peculiaridades.

Para facilitar para vocês que queiram aprender o francês ou qualquer outra língua de graça e por meio do celular, eu fiz dois vídeos, dando dicas de aplicativos gratuitos para aprender o básico de qualquer língua que deseja, mas o maior segredo, é sim, estar verdadeiramente apaixonado 💗 pela língua que se quer aprender.





Espero que tenham gostado do texto e dos vídeos e espero em breve poder voltar aqui e dar muito mais dicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário